Na manhã desta quinta-feira dia 30/04, se reuniram no gabinete da prefeitura de Cocal, o Prefeito Rubens de Sousa Vieira, e varias autoridades entre elas: o promotor de Justiça, Francisco Túlio, Delegada de Policia Civil, Daniela Dinarli, Advogados, Pastores de varias igrejas evangélicas, vereadores, secretários, presidente de associação, presidente do Sindicato dos trabalhadores Rurais de Cocal e demais pessoas; para tratar de assunto do interesse do município.
O Tema abordado na reunião era para falar de educação sobre o transito da cidade principalmente o não uso de capacete que vem preocupando toda sociedade que é fundamental para a segurança de quem está no moto, ... direito de dirigir, quem não usar o equipamento pode se machucar e até morrer, isso vem com um numero alarmante em nossa cidade, crescendo no dia a dia, já preocupa as autoridades, em razão disto chegaram um acordo para fazer uma campanha durante 60 dias para conscientizar todos os motoqueiros que circulam pelo o município, com isso todos ganham tempo para se aperfeiçoar e que o capacete é um item de segurança obrigatório para os motociclistas. Não só porque o Código de Trânsito Brasileiro exige o seu uso, mas também porque ajuda a evitar consequências mais graves em acidentes de trânsito. Portanto com o apoio de toda sociedade, poderemos salvar muitas vidas, muitos jovens morrem muito cedo por falta do uso do capacete.(use a cabeça, use capacete).
Para o uso correto, o capacete deve estar devidamente afixado à cabeça pelo conjunto formado pela cinta jugular e engate, por debaixo do maxilar inferior, e a viseira deve estar abaixada. Em lojas especializadas, eles são encontrados em várias cores e tamanhos, mas o ideal é que ele fique confortável na cabeça (nem maior, nem menor) e é indispensável que seja certificado pelo Inmetro. (Confira se o capacete apresenta o selo do órgão). Além disso, deve estar dentro do prazo de validade, que é de cinco anos. Caso o motociclista sofra algum acidente, o capacete deve ser inutilizado e outro deve ser adquirido.
Outro fator importante é ficar atento ao modelo do capacete. Alguns são proibidos por lei, como é o caso do coquinho que não protege a nuca. No caso de acidentes, a tendência desse modelo é sair da cabeça do condutor.
Ainda nos dias de hoje vemos muitos motociclistas que circulam pelas vias sem esse item de segurança. Além de ser considerada uma infração gravíssima, com multa de R$ 127,69 e perda de sete pontos na carteira, é um risco altíssimo que o condutor e o passageiro assumem. No caso de um acidente, o risco de fraturas graves na cabeça, uma região sensível do corpo, é consideravelmente diminuído com seu uso.
Não devemos ser negligentes com a nossa própria segurança. Cheque se o seu capacete atende às normas exigidas e, caso não tenha um, adquira imediatamente. Muitas vidas podem ser salvas com esse simples gesto. Seja consciente e alerte seus amigos.
Fonte: Tropical Noticias
Postar um comentário