Na tarde da última sexta-feira, dia (19/09), a Secretaria Municipal de Educação de Cocal realizou o encerramento do planejamento com os professores e coordenadores de turmas do programa Brasil alfabetizado (BRALFA), edição 2014/2015. A formação inicial é de 40 horas, mas, os professores terão uma formação continuada durante toda a realização do curso.
Ao todo, participaram da formação, 9 coordenadores e 69 professores, que atuarão no programa durante um período de 8 meses. As turmas são formadas tanto na cidade, quanto na zona rural do município.
Em Cocal, a gestão do programa Brasil alfabetizado, é feita pela professora Ana Paula, já o acompanhamento pedagógico tem a coordenação da professora e especialista em educação de jovens e adultos, Ivanilda Silva.
A execussão do programa no município acontece com todo o apoio da prefeitura municipal de cocal, através do acompanhamento da Secretaria de Educação.
Para a professora Raimundinha Albuquerque, Secretária de Educação, o grande desafio de cada educador, é justamente conseguir despertar no aluno, o interesse em permanecer na sala de aula e buscar conhecimentos, haja visto, o fato de que, são pessoas que desempenham muitas tarefas durante o dia, e que, portanto, geralmente chegam no horário de aula bastante cansados, ela ressalta, porém, a importância que tem o Brasil alfabetizado na alfabetização de pessoas que não tiveram por alguma razão a oportunidade de estudar na sua juventude, ou seja na idade certa.
O Brasil alfabetizado é um programa realizado pelo governo federal em parceria com os municípios através do MEC desde 2003, e é voltado para a educação de jovens, adultos e idosos em todo o Brasil.
Fonte: Blog do Tony Costa
Postar um comentário