Todo ano é a mesma coisa. A renovação de contrato entre a Band e a
Igreja Internacional da Graça, do pastor R.R. Soares, se torna um
verdadeiro padecimento de Jó. Ano após ano, a emissora exige cada vez
mais dinheiro do pastor, já que ele ocupa uma hora no horário nobre. É a
única TV aberta que vende o "crème de la crème brûlée" de seu horário
nobre.
A Band ou a igreja nunca divulgaram valores, mas estima-se que o
contrato esteja entre R$ 8 milhões e R$ 12 milhões mensais (há quem diga
que não passa de R$ 2 milhões, mas isso significaria que a Band está
vendendo cada minuto de sua grade por pouco mais de R$ 1000, o que é
altamente improvável).
Soares representaria, caso esse número esteja correto, até 15% do
faturamento anual da Band (R$ 600 milhões). Como ocorre em todos sempre
na época da "penitência de Jó", a TV da família Saad mais uma vez fez
exigências para renovar o contrato da igreja em 2014. Por "novas
exigências" entenda-se "aumento no cachê" recebido.
Escaldado com anos e anos de ameaças de não 8renovação caso não
aceitasse as, digamos, exigências, este ano o missionário Soares começou
cedo uma campanha destinada a reforçar o caixa da igreja e garantir o
espaço comprado na Band. A campanha tem sido exibida exaustivamente em
seu programa, e na internet, no site da igreja e do missionário, que tem
quase 1 milhão de seguidores no Facebook e no Twitter.
A campanha pede que o fiel ajude "a espalhar a boa nova" por todo o
mundo. A Igreja de Soares, que é cunhado de Edir Macedo, está hoje em
quase 100 países em todo o mundo, seja por meio de rádios ou TVs ou
sites (www.ongrace.com).
Ele não cita nominalmente a Band, mas a campanha estourou bem no mês em que o contrato vence (abril).
Em suas pregações diárias, o pastor também sempre abre um espaço para
pedir doações a uma conta que a igreja mantém em um banco.
Comparativamente, ele pede menos dinheiro que os pastores da Igreja
Universal, que nos últimos anos parece que transformaram as doações no
assunto principal das pregações.
Doe! Ajude! Colabore! Pague! Os verbos são diferentes, mas o pedido é sempre o mesmo.
Nos últimos dois anos a Igreja Internacional da Graça renovou contrato
com a Band praticamente em cima da hora. Os contratos quase sempre têm
validade de apenas um ano. Assim a emissora pode exigir aumentos de
remessas de seu parceiro anualmente.
Muitos executivos da Band já defenderam a saída de Romildo Soares e sua
igreja, ou pelo menos que mudasse de horário. O problema é que o
evangélico entra no ar exatamente depois do "Jornal da Band", no momento
em que a emissora atinge um de seus picos de ibope em dias úteis (seis
pontos, cada ponto vale por 65 mil casas sintonizadas na Grande São
Paulo). Quando Soares começa a pregar, esse ibope cai quase que
imediatamente para zero (traço).
Por isso, parte dos diretores da Band (especialmente os de núcleo
artístico) gostariam que o pastor saísse do horário nobre. O problema
maior é que, sem ele, o faturamento da casa cai e a Band prefere faturar
e perder ibope a ganhar ibope e não faturar ou faturar bem menos com
comerciais que conseguisse vender no horário.
Ricardo Feltrin
Colunista do UOL
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