A cada 100 consumidores que fazem compras pela internet, três são
vítimas de potenciais fraudadores. As regiões Norte e Nordeste são as
mais vulneráveis, apesar de concentrarem o menor número de operações, de
acordo com um estudo da ClearSale, empresa especializada em detectar
golpes no comércio eletrônico.
O Norte, que representa apenas 4% de todas as vendas online em 2013,
obteve o maior índice em tentativas de ataques fraudulentos, com 5,2%,
seguida do Nordeste (5%).
Na opinião do coordenador de inteligência estatística da ClearSale, Omar
Jarouche, a forte atuação de fraudadores no Norte e Nordeste pode ser
explicada pela falta de informação dos usuários destas regiões sobre
como se proteger, o que pode aumentar as chances de ser alvo de
criminosos.
"Estas regiões receberam um acesso maior ao crédito e aos meios de
pagamento eletrônicos nos últimos anos. Mas acreditamos que ainda possa
faltar educação financeira para o uso correto destas ferramentas",
explica o executivo.
Para o especialista do escritório Patrícia Peck Pinheiro Advogados,
Leandro Bissoli, o usuário dificilmente percebe o risco que corre no
meio virtual. "Geralmente ele só vai identificar o dano quando chegar a
fatura do cartão".
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