Nos finais de semana, a permanência do brasileiro na internet aumenta.
Apesar de ser acessada
costumeiramente por menos de metade da população, a internet é o meio de
comunicação que mais toma tempo dos brasileiros. De acordo com pesquisa
divulgada hoje (7) pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência
da República (Secom-PR), o brasileiro gasta em média 3h41 do seu dia
navegando na internet.
Os entrevistados da
pesquisa disseram ficar, de segunda a sexta-feira, três horas e 39
minutos por dia na rede mundial de computadores. Aos sábados e domingos,
a permanência do usuário na internet aumenta quatro minutos por dia.
Essa duração é dez minutos maior do que o tempo gasto pelos brasileiros
em frente à TV, cuja audiência atinge 97% da amostragem, sendo a maioria
(65%) diariamente.
Segundo a Pesquisa
Brasileira de Mídia 2014 – Hábitos de Consumo de Mídia pela População
Brasileira, 26% das pessoas acessam a internet todos os dias.
Percentual que se reduz à medida que diminuem os dias de acesso na
semana, até atingir o mínimo de 4% de brasileiros que dizem entrar na
internet pelo menos uma vez na semana.
Os jovens são a maioria
das pessoas conectadas. Os dados indicam que 78% dos que têm entre 16 e
25 anos acessam a internet pelo menos uma vez por semana. Entre os
idosos, com mais de 65 anos, o número cai consideravelmente, para 5%. A
diferença também está na renda familiar, já que 78% das pessoas que
possuem renda até um salário mínimo disseram nunca usar a internet,
enquanto a percentagem cai para 25% entre as famílias que recebem cinco
salários ou mais.
Curiosamente, no
entanto, as informações buscadas pelos internautas não são as mais
confiadas por eles, já que 53% afirmaram confiar poucas vezes em
notícias de sites, redes sociais e blogs. Os dois últimos nunca são
confiáveis para 20% dos entrevistados, e os sites não são críveis para
16% das pessoas.
Já quando a pergunta é
sobre os endereços eletrônicos mais acessados, o Facebook lidera com
63,6% de segunda a sexta-feira e 67,1% nos fins de semana.
O documento também
revelou que os meios de comunicação públicos ainda não são lembrados
espontaneamente pelos brasileiros. Para a pesquisa, foram entrevistadas
18.312 pessoas de todos os estados brasileiros, em 848 cidades. A
publicação tem margem de erro de 1 ponto percentual para mais ou para
menos.
Fonte: Agência Brasil
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