Fundador da rede social falou que está desenvolvendo ação de 'dislike'. 'Posso falar que estamos trabalhando nisso', contou ele em palestra.
O presidente-executivo e um dos fundadores do Facebook, Mark
Zuckerberg, afirmou nesta terça-feira (15) que a rede social está
desenvolvendo um botão de "não curti" ("dislike", em inglês). O anúncio
aconteceu em uma sessão de perguntas e respostas da empresa.
"Eu acho que as pessoas têm perguntado sobre o botão 'não curti' por
muitos anos. Hoje é um dia especial porque posso dizer que estamos
trabalhando nisso e vamos implementá-lo", afirmou Zuckerberg.
Ele falou que a rede social ainda não havia desenvolvido algo do gênero
porque não queria um sistema parecido com o do Reddit, em que os
usuários votam para promover o conteúdo. Com o tempo, no entanto, ele
afirma que percebeu que essa não é a intenção das pessoas. Segundo ele,
os usuários querem apenas novas maneiras de se expressar além do botão
"curtir".
"O que eles querem é a habilidade de expressar empatia. Nem todo
momento é um bom momento", afirmou o empresário. Ele usou como exemplo
alguns momentos do noticiário, como a atual crise de refugiados no
Mediterrâneo. Os usuários não querem curtir publicações assim, mas não
têm outra opção atualmente.
Em dezembro do ano passado, Zuckerberg havia dito que o Facebook
planejava outros botões além do "curtir" na rede social. “Há mais
sentimento que as pessoas gostariam de expressar do que os positivos ou
de que elas gostaram de algo”, afirmou.
Na ocasião, o CEO do Facebook disse que “muitas vezes as pessoas
compartilham coisas no Facebook que são momentos tristes de suas vidas”
e, por isso, os usuários “se sentem confortáveis apertando 'curtir',
porque ‘curtir’ não é o sentimento apropriado para quando alguém perde
uma pessoa ou está falando sobre um assunto difícil”.
Apesar disso, de acordo com Zuckerberg, a rede social não parecia
inclinada a adotar o "não curtir". "Acredito que dar às pessoas mais
formas de expressar suas emoções seria poderoso. Mas precisamos pensar
como fazer isso para as pessoas utilizarem isso para o bem e não para
diminuir os posts."
Fonte: G1
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