Sindicato dos servidores disse que não tem previsão para término da greve. INSS contesta número e diz que apenas 3.300 pessoas são afetadas.
A greve dos servidores do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), que já dura mais de três semanas,
deixa pelo menos 10 mil pessoas sem atendimento por dia em todo o
Piauí, de acordo com o sindicato da categoria. Das 32 agências do
estado, apenas quatro estão funcionando. O sindicato informou que não
tem previsão ainda para o fim da greve.
De acordo com o INSS, apenas 3.300 pessoas estão deixando de ser
atendidas, um número bem menor que o informado pela entidade sindical.
A categoria reivindica um reajuste de 27,30%, mas o governo só ofereceu
21%, estes parcelados em quatro anos, a partir de 2016. No Piauí, o
presidente do Sindicato dos Servidores da Previdência (Sintsprev),
Antônio Machado, disse esperar que o governo atenda ao pedido de
reajuste apresentado pela classe.
Ele contou ainda que se os 21% forem aceitos, que ele seja parcelado em
dois anos com o acréscimo de outros benefícios como a incorporação de
gratificações e plano de carreiras.
"A greve continua muito forte e se fortalece a cada dia que se passa.
Já realizamos uma visita em todas as agências do INSS na capital e
entramos em contato com outras no interior e a maioria está de acordo
com o que o sindicato reivindica. Cerca de 80% das agências estão
fechadas e sem funcionar. Agora, a categoria espera o início das
negociações junto a bancada ministerial para então definir o fim ou não
da greve", disse.
Ainda de acordo com ele, nesta quarta-feira (5) a categoria realizará
um ato em frente à Gerência Executiva do INSS no Piauí, que fica na
Praça Rio Branco, Centro de Teresina em virtude da greve.
O sindicato informou ainda que apenas os atendimentos como perícias
iniciais e entrega de documentos comprovatórios para trabalhadores, além
dos pagamentos, estão sendo feitos.
Segundo o gerente executivo do INSS, Carlos Augusto Viana, algumas
agências continuam a funcionar internamente, mas "de forma precária".
Ele conta ainda que serviços mais urgentes e especiais estão sendo
feitos. O gestor orienta que os beneficiários que se sentirem lesados ou
que precisarem fazer a remarcação de atendimentos, que o façam através
da Central de atendimento do INSS, pelo 135.
Do G1 PI
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