Dos 403 candidatos do Piauí que disputam as eleições 2014 para os cargos de governador, vice-governador, senador, deputado federal e estadual, 27 desistiram de enfrentar as urnas. O levantamento é do Diário do Povo junto ao Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE/PI). A maioria das renúncias é para a vaga de deputado federal. Dezenove candidatos optaram por não "brigar" por uma cadeira na Câmara dos Deputados em Brasília. O Piauí possui apenas dez vagas naquela Casa.
Os partidos campeões em renúncia para deputado federal são PHS e PRP, cada um com três desistências. O PMDB, PCB, PSL e PTB tiveram dois candidatos que apresentaram ato de desistência. Entre os peemedebistas, consta Dário de Paulo Castro, filho do deputado federal Marcelo Castro, que disputa a reeleição. Os partidos PCO, DEM, PT e PP tiveram uma renúncia cada. A última renúncia para deputado federal homologada pelo TRE foi de Filomeno Julio da Câmara Falcão e Carvalho Montanha (PTB).
O relator do processo foi o juiz José Vidal de Freitas Filho. O candidato apresentou documento com firma reconhecida por tabelião e por duas testemunhas oficializando o ato. Para deputado estadual, o campeão em renúncia é o PSOL. Dois candidatos desistiram do pleito. Os partidos PDT, PR, PSL, PSD e DEM tiveram uma desistência cada. Em relação as candidaturas majoritárias, houve desistência apenas para a segunda suplência de senador do candidato Wilson Martins (PSB). No caso, o nome era de Jonas dos Santos Filho, o Joninha (PSDB).
De acordo com o TRE, mesmo o candidato renunciando é obrigatória a apresentação de contas de campanha, sob pena de não obter quitação eleitoral.
2010 - No pleito eleitoral de 2010, dez candidatos a deputado federal.
Postar um comentário