a

terça-feira, 15 de abril de 2014

COCAL: Cocal já conta com 19 médicos na área de saúde


Cuidar da saúde, ter uma vida com a mínima enfermidade possível e ter um tratamento médico hospitalar digno, descente, de forma respeitosa e com decência é o que todos os brasileiros deveriam ter. Isso definitivamente as pessoas não tem no Brasil, até mesmo aquelas pessoas que podem pagar um plano particular sofrem humilhações no momento em que precisam de serviços médicos. Muitas vezes o atendimento é péssimo, a qualidade dos serviços prestados diretamente pelo médico é ruim e muitas outras deficiências que fazem os pacientes terem dois tipos de sofrimento: o sofrimento da própria enfermidade e o sofrimento da humilhação e da angústia. 

Secretária de Saúde Municipal
Drª Eliane Carvalho



Dr. Decio

A prefeitura Municipal de Cocal-Piauí, a 268 km de Teresina situada na região norte do estado, hoje vem com o objetivo principal dentro dos seus conceitos da saúde atender ad-manda de todos os pacientes que necessitam de tratamento médicos, trazer à sociedade a reflexão e levar proposições para que todos reflitam sobre como anda a saúde pública no em nosso município, desde o início do mandato em 2013 e devido ao trabalho de adesão e busca de melhorias para a população, novamente colherá os frutos dessas parcerias, através de um convenio firmado entre Prefeitura e o Ministério da Saúde, através do PROVAB (Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica) foi contemplada com quatro novos médicos para atuarem no município, fortalecendo a atenção básica dentro do programa Estratégia Saúde da Família (ESF). Os novos profissionais que passarão a integrar o corpo clínico da Secretária Municipal da Saúde e atuarão nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município, perfazendo 14 profissionais, sendo que 8 atua nos Postos de Saúde da zona rural e 6 nos Postos de Saúde do bairros da cidade. 

Dr. Cassiano
              A saúde é o completo bem-estar físico, mental e social. Com o programa de saúde MAIS MÉDICOS isto tem melhorado muito, que conta com 6 médicos cubanos que atua nos Postos de Saúde de nosso município, que tanto necessitou de uma boa gestão, ainda com 5 médicos que atua no ¨Hospital Joaquim Vieira de Brito¨ que também faz parte de nossa cidade. Cocal, hoje vendo os dados do IBGE tem uma população de 28 mil habitantes como disse a Secretária da Saúde - Drª Eliane Carvalho, Cocal atingiu a meta de 100% na quantidade de médicos que 2 mil habitantes para cada médico que hoje perfazendo um total da 14 médicos, quando em janeiro de 2013, tinha 8, depois 2 e agora mais 4 fechando um total de 14 médicos suficiente para atender toda a população cocalense, segundo a informação do Sr. Prefeito Rubens Vieira a despesas de medicamentos aumentou cada vez mais, com isso tem que planejar para ir buscar recursos para a saúde de nosso município e pronto atendimentos as unidades básicas de saúde e centros de referência, quem ganha com isso é a população, pois o profissional é mais valorizado e menos estressado prestará serviço com mais qualidade, as equipes do Programa de Saúde da Família (PSF) pelo fato de ser custeado com verba federal e ser regido por regras também estabelecidas pelo Governo Federal.

Drª Cirene
            Não existe nada que seja comparado à vida, a ter uma vida. Ela é única, tudo que leve à sua preservação e a ter da melhor forma possível deve ser tratado como prioridade; no caso da medicina que é a maior responsável por oferecer vida, pelo menos defendê-la da maior parte dos ataques que ela está sujeita deveria ser vista e fiscalizada de forma mais séria e com mais eficiência; para que pudessem dar uma reviravolta na saúde publica, são coisas que a população precisa refletir e tentar mudar o cenário, porque a nossa participação é importante.
                                                 
Drª Ludnilanne

           Todos nós temos que cuidar da saúde, mas não somente no aspecto individual, segundo o Prefeito, ele tem que está junto com sua equipe de governo, para estudar a implantar novos programas, afim de otimizar a atenção à saúde e consequentemente a melhoria de vida do cidadão cocalense. Ainda de acordo com o prefeito, esse número de médicos não resolve o déficit necessário para suprir a demanda da nossa população, mas é um avanço significante na área da saúde em nosso município.
Dr. Evelio
Dr. Osmayki
                                                
Dr. Fábio




Fonte: Tropical Noticias     



Postar um comentário

 
Copyright © 2013 a voz do piauí - by: wellington almeida
|