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sábado, 24 de outubro de 2015

Cocal: Escolas da zona rural de Cocal recebem internet

As escolas contempladas fazem parte do Projeto Atendimento à Área Rural e Escolas Públicas Rurais, que busca proporcionar a inclusão digital de alunos da zona rural

Como mais uma ferramenta para facilitar o processo de ensino-aprendizagem, 26 escolas da zona rural de Cocal receberão conexão com a internet. A melhoria se dá através de parceria entre a Prefeitura de Cocal, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), e o Ministério da Educação.

As escolas contempladas fazem parte do Projeto Atendimento à Área Rural e Escolas Públicas Rurais, que busca proporcionar a inclusão digital de alunos da zona rural. As escolas foram escolhidas por já terem laboratórios de informática funcionais.


“Quando iniciamos a nossa gestão, as escolas não tinham estrutura mínima. Eram cinco monitores para uma CPU. Fizemos as devidas adequações na estrutura: instalamos bancadas nas salas, consertamos computadores que estavam desativados e fizemos as instalações elétricas necessárias. Pudemos receber o projeto no momento ideal”, afirma a secretária municipal de Educação, Raimunda Albuquerque.


O prefeito Rubens Vieira avalia que a chegada da internet nas escolas da zona rural de Cocal contribuirá, sobremaneira, para o processo de ensino e aprendizagem. “Alunos e professores terão acesso a uma infinidade de conteúdos disponíveis na internet. Este programa vai melhorar ainda mais a qualidade do ensino ofertado pela rede municipal de ensino em Cocal”, reforça.

A secretária de municipal de Educação de Cocal, Raimunda Albuquerque, acrescenta que 1.948 alunos serão beneficiados com o acesso a internet nas escolas rurais. “As equipes já começaram a fazer as instalações e esperamos que em até uma semana o serviço já esteja disponível para a comunidade escola”.

Confira a relação das escolas atendidas pelo programa:

Grupo Escolar Isabela Francisca de Jesus
Grupo Escolar Manoel Galeno de Pinho
Grupo Escolar Liborio Severiano Veras
Unidade Escolar José Domingos de Sousa
Grupo Escolar Santa Rita de Cássia
Grupo Escolar Eponina Bezerra
Grupo Escolar Joaquim Vieira de Brito
Grupo Escolar Raimundo de Almeida Machado
Grupo Escolar Tiradentes
Grupo Escolar Antônio Carvalho Vaz
Grupo Escolar Joaquim Marques Cardoso
Grupo Escolar Dirceu Mendes Arcoverde
Grupo Escolar Ezequias Costa
Grupo Escolar Felipe José Vieira
Grupo Escolar Francisco Gregório da Silva
Grupo Escolar Generosa Vieira Vasconcelos
Grupo Escolar Issabilia Lima Torres
Grupo Escolar João Marques de Melo
Grupo Escolar José Brás Neres
Unidade Escolar José Correia de Sousa
Grupo Escolar Raimundo Alves Pereira
Grupo Escolar Raimundo Guilherme
Grupo Escolar Santa Rita de Cássia
Grupo Escolar Antônio Cardoso da Costa
Grupo Escolar Antônio Montal Veras
Grupo Escolar Zelinda Ribeiro Tupinambá.


Banda Larga nas Escolas

Lançado em abril de 2008 pelo Governo Federal, o Programa Banda Larga nas Escolas tem como objetivo levar a internet para todas as escolas públicas – municipais estaduais e federais do país. Além de um incremento no ensino, o acesso à internet nesses locais proporciona a inclusão social de milhares de alunos.

A gestão do programa é realizada em conjunto pelo Ministério da Educação (MEC) e pela Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL), em parceria com o Ministério das Comunicações (MCOM), o Ministério do Planejamento (MPOG) e com as Prefeituras, através das Secretarias de Educação Estaduais e Municipais.

O programa é colocado em prática por empresas telefônicas autorizadas. Está acordado com as empresas a garantia da manutenção dessa estrutura, sem ônus, até 2025. O atendimento às escolas rurais faz parte dos compromissos assumidos no leilão de freqüências de internet 4G. Além de instalar conexão à internet em alta velocidade nas escolas, as concessionárias devem oferecer ampliação periódica da velocidade para manter a qualidade e a atualização do serviço.

A meta inicial do Programa Banda Larga nas Escolas era conectar 55 mil instituições de ensino. Este número foi expandido depois que mais escolas foram identificadas pelo censo escolar e passaram a integrar as áreas urbanas dos municípios.





Fonte: ASCOM/PMC



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