O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio
Teixeira (Inep) divulgou na manhã desta quarta-feira (5) as notas por
escola da edição do ano passado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2014).
Os dados abrangem resultados de 15.640 escolas de todo o país. Nelas,
1.295.954 estudantes fizeram o Enem. A divulgação dos dados de 2014
marca o terceiro ano consecutivo em que o governo federal não apresenta a
média geral em formato de ranking.
O objetivo é diminuir o impacto da comparação direta entre as
instituições de ensino. Além do governo, especialistas em educação
apontam que o Enem é um elemento, mas não pode ser critério único para
definir a qualidade de uma escola.
"Nós queremos dar os dados do Enem, mas mostrar que não são absolutos,
podem ser interpretados de formas diferentes. O pai não pode só olhar o
ranking puro do Enem ao matricular o filho na escola", afirmou o
ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro.
Escolas públicas: 93 em 1.000
A comparação entre as médias aritméticas das provas objetivas mostra um abismo entre as escolas privadas e públicas.
No Enem 2014, só 93 escolas públicas entraram na lista das mil com as
melhores notas. Isso representa menos de 10% do total. Apesar disso,
esse número é um avanço em relação à edição anterior, quando só 78
escolas públicas (7,8% do total).
Melhores médias do Enem no Sudeste
Entre os 20 colégios mais bem posicionados, cinco estão no estado de
São Paulo. Tanto Minas Gerais quanto Rio de Janeiro têm quatro escolas.
Ceará tem três, Piauí tem duas e Mato Grosso do Sul e Goiás têm uma
escola cada. Estados do Norte e Sul do país não aparecem na lista do
"top 20" (veja mais abaixo).
Se avaliado o número de alunos, somente três escolas entre as 20 mais
bem posicionadas têm mais que 90 alunos. A maioria tem entre 14 e 67
estudantes. A estratégia revela a tendência de formação de pequenas
turmas que concentram apenas alunos de melhor rendimento.
Médias das provas objetivas
Segundo o cálculo aritmético feito pelo G1, com base
nas notas das quatro provas objetivas (linguagens, matemática, ciências
humanas e ciência da natureza), a escola com a média geral mais alta do
Brasil no Enem 2014 foi o Colégio Objetivo Integrado, de São Paulo (veja lista com o "top 20" abaixo).
No Integrado, 42 dos 43 alunos prestaram o Enem. A escola criada em para abrigar uma "tropa de elite"
já havia ocupado a mesma posição em 2013. Já outro estabelecimento da
mesma rede e que fica no mesmo endereço da escola com a maior nota do
Brasil (o Objetivo Centro Interescolar Unidade Paulista) ficou na
posição 608.
Veja as 20 escolas com as maiores médias nas PROVAS OBJETIVAS do Enem 2014
1º) Colégio Objetivo Integrado (São Paulo/SP) - privada - média 742,96
2º) Colégio Farias Brito - unidade central (Fortaleza/CE) - privada - média 737,88
3º) Colégio Olimpo Integral (Goiânia/GO) - privada - média 735,02
4º) Christus Colégio Pré-Universitário (Fortaleza/CE) - média 731,38
5º) Colégio Bernoulli - unidade Lourdes (Belo Horizonte/MG) - privada - média 730,33
6º) Colégio Ari de Sá - unidade Major Facundo (Fortaleza/CE) - privada - média 725,09
7º) Colégio e Curso Ponto de Ensino unidade Tijuca (Rio/RJ) - privada - média 720,73
8º) Colégio Elite Vale do Aço (Ipatinga/MG) - privada - média 719,81
9º) Coleguium (Belo Horizonte/MG) - privada - média 719,71
10º) Colégio Objetivo Integrado de Mogi das Cruzes (Mogi/SP) - privada - média 718,66
11º) Colégio Bionatus II (Campo Grande/MS) - privada - média 712,91
12º) Colégio Santo Antônio (Belo Horizonte/MG) - privada - média 711,95
13º) Colégio e Curso Ponto de Ensino (Niterói/RJ) - privada - média 711,36
14º) Colégio Vértice Unidade II (São Paulo/SP) - privada - média 710,99
15º) Colégio e Curso Ponto de Ensino - Vila da Penha (Rio/RJ) - privada - média 709,43
16º) Instituto Dom Barreto (Teresina/PI) - privada - média 705,26
17º) Colégio São Bento (Rio de Janeiro/RJ) - privada - média 704,94
18º) SEB COC Unidade Álvares Cabral (Ribeirão Preto/SP) - privada - média 701,70
19º) Colégio Anglo Leonardo da Vinci (Carapicuíba/SP) - privada - média 701,11
20º) Colégio Lerote Ltda (Teresina/PI) - privada - média 700,86
Ao contrário da edição do ano passado, neste ano nenhuma escola do "top
20" é pública (no Enem 2013, apenas uma, o Colégio de Aplicação da
Universidade Federal de Viçosa, o Coluni, se encaixava nesta categoria).
Além disso, não há escolas das regiões Norte e Sul entre as 20
melhores. Um quarto das 20 escolas com notas mais altas está em São
Paulo, e só cinco colégios na lista ficam fora de capitais.
Em 2014, o colégio público com a média mais alta nas provas objetivas
foi o Instituto Federal do Espírito Santo (campus Vitória).
10 escolas PÚBLICAS com as maiores médias nas PROVAS OBJETIVAS do Enem 2014
1º) Ifes - Campus Vitória (Vitória/ES) - federal - média 700,30
2º) Colégio de Aplicação da UFV - Coluni (Viçosa/MG) - federal - média 693,32
3º) Colégio Politécnico da UFSM (Santa Maria/RS) - federal - média 689,44
4º) Colégio de Aplicação do CE da UFPE (Recife/PE) - federal - média 674,65
5º) Colégio Militar de Belo Horizonte/MG) - federal - média 665,94
6º) Escola Preparatória de Cadetes do Ar (Barbacena/MG) - federal - média 664,50
7º) Coltec - Colégio Técnico da UFMG (Belo Horizonte/MG) - federal - média 661,66
8º) Campus 1 - BH (Belo Horizonte/MG) - federal - média 658,67
9º) Centro de Educação Tecnológica de Minas Gerais - Cefet - campus Timóteo - federal - média 658,04
10º) Etec de São Paulo (São Paulo/SP) - estadual - média 657,59
Na lista acima, é possível verificar que apenas uma escola estadual
figura na lista das escolas públicas. Nove estabelecimentos são
instituições federais.
Veja 10 escolas com as maiores médias na REDAÇÃO do Enem 2014
1º) Colégio São Bento (Rio de Janeiro/RJ) - privada - média 886,56
2º) Colégio Bionatus II (Campo Grande/MS) - privada - média 870,45
3º) CEMP Ensino Médio Ltda (Rio de Janeiro/RJ) - privada - média 855,00
4º) Colégio Cruzeiro unidade Centro (Rio de Janeiro/RJ) - privada - 851,98
5º) Colégio Lerote Ltda (Teresina/PI) - privada - média 844,62
6º) Colégio de Aplicação da UFPE (Recife/PE) - federal - média 843,85
7º) Colégio de Aplicação do Recife - FCAP UPE (Recife/PE) - federal - média 843,33
8º) Christus Colégio Pré-Universitário (Fortaleza/CE) - média 838,62
9º) Colégio Olimpo Integral (Goiânia/GO) - privada - média 837,78
10º) Centro Educacional Frei Serafico (São João Del Rei/MG) - privada - média 836,30
Divulgação e recursos
Os resultados de 2014 foram divulgados somente para as escolas em 9 de
julho. Os dirigentes escolares tiveram prazo de dez dias para entrar com
recurso no Inep. Nesta edição, 30 escolas entraram com recurso, sendo
que 11 delas tiveram os pedidos deferidos, informou o instituto.
Janine afirmou que o requisito para a divulgação da nota é que a escola
tenha pelo menos 10 estudantes da 3ª e/ou 4ª série do ensino médio
regular seriado e que pelo menos 50% de todos os alunos tenham
participado do Enem. Mas outros indicadores foram divulgados para
oferecer maior contextualização.
"Poderia ser justo aumentar a barra de 50% para evitar que as escolas
queiram só mostrar suas joias ou ocultar seus problemas. Apenas 30
recorreram após terem acesso ao ranking. Isso indica que o sistema está
praticamente à prova de erros, mas ao mesmo tempo aceita correções",
afirmou ele.
Novo indicador: permanência na escola
Em busca de relativizar a formação de um ranking, o Inep diz que neste
ano foi incluído o indicador de permanência na escola. Ele mostra se o
estudante cursou total ou parcialmente o ensino médio no mesmo local.
O presidente do Inep, Chico Soares, afirmou que algumas escolas tentam
maquiar o ranking do Enem. "Ou ela traz o aluno brilhante de outra
escola para o 3º ano ou ela exclui o aluno que tem desempenho pior do 3º
ano", disse Soares.
"Isso melhora só a forma, e não a realidade. O que o Inep está querendo
ver é o que as escolas agregam", completou o ministro Janine Ribeiro.
O Inep diz que o sistema de consulta permitirá ainda ver as taxas de
rendimento (aprovação, reprovação e abandono) verificadas no Censo
Escolar da Educação Básica, além do nível socioeconômico (INSE) e a
formação docente.
"Reunir as escolas em um único grupo para qualquer tipo de análise é
uma opção muito limitada, que gera sínteses equivocadas", afirmou o
presidente do Inep.
"As escolas de ensino médio brasileiras formam um conjunto muito
heterogêneo, principalmente em relação às características
socioeconômicas de seus estudantes, e esses fatores precisam ser levados
em consideração", completou Chico Soares.
Segundo o ministro, não é somente a qualidade da escola e dos
professores que determinam o resultado do aluno no Enem. Ele afirmou que
a classe social dos estudantes também tem influência no desempenho.
Fonte: G1
Postar um comentário