A prefeitura da cidade de Caxingó foi uma das que aderiu ao movimento e amanheceu com as portas fechadas e faixas de protestos.
Dezenas de prefeituras de todo o Piauí amanhecem nesta quinta-feira, dia 27, de portas fechadas para simbolizar o ato público que os prefeitos fazem hoje na Assembleia Legislativa e no Palácio de Karnak, em protesto contra a queda no repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) às cidades.
O evento é organizado pela Associação Piauiense de Municípios (APPM). A expectativa é de que mais de 100 dos 224 municípios participem do protesto. A prefeitura da cidade de Caxingó foi uma das que aderiu ao movimento e amanheceu com as portas fechadas e faixas de protestos.
O presidente da APPM, Arinaldo Leal, reclama que os 224 municípios de todo o Piauí estão com grandes dificuldades financeiras, devido às quedas sucessivas dos repasses do FPM. Leal acusa o Governo Federal de estar descumprindo a Emenda Constitucional 84/2014, que determina aumento de um ponto percentual no Fundo de Participação dos Municípios (FPM).
Secretaria de Finanças de Caxingó com as portas fechadas nesta quinta. |
Pela Emenda, os prefeitos teriam direito, em julho, a 0,5 ponto percentual a mais nos 23,5% do FPM que são destinados e eles, mas o Governo pagou somente, 0,25 ponto percentual a mais alegando que a lei prevê o repasse apenas de janeiro a julho e não dos últimos 12 meses.
Além do calote da União, prefeitos também reclamam que o falta o Governo do Estado também liberar recursos para a Saúde, o que justifica a ida deles para o Karnak.
Fonte: Portal Boca do Povo
Postar um comentário