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quinta-feira, 4 de junho de 2015

Cocal: Projeto desenvolvido por acadêmicos cocalenses proporciona aprendizado para alunos do Ensino Médio

Os acadêmicos do curso de Licenciatura Plena em Língua Portuguesa da Universidade Estadual do Piauí - UESPI na Modalidade EAD - Claudia Pinto, Edna Costa, Raone Silva, Geovane Veras, Maria do Carmo, Maria Luzinete e Jaime Costa, realizaram nesta última quinta-feira (28/05) a culminância do projeto SEQUÊNCIA DIDÁTICA: REESCREVENDO SABERES, realizado na turma do 1º Ano A, turno manhã, da Escola de Ensino Médio Deputado Pinheiro Machado na cidade de Cocal.

No período de 12 a 28 de maio deste ano, os acadêmicos do curso de Língua Portuguesa da Universidade Estadual do Piauí – UESPI/EAD, juntamente com a professora titular de Língua Portuguesa - Francilene Rodrigues de Sena (Francilene Sena), desenvolveram o projeto SEQUÊNCIA DIDÁTICA: REESCREVENDO SABERES. Nele foram desenvolvidas atividades de recepção e produção do gênero CRÔNICA, com orientações gramaticais, práticas e discursivas, para o qual foram usados vários instrumentos como vídeo, Internet, CDs, cartazes, mural de livros e outros materiais utilizados como apoio de divulgação.

Estudantes da turma de 1º ano A – Escola Deputado Pinheiro Machado
O projeto foi dividido em duas partes: a primeira tratou-se de como instituir atividades habituais de leitura e escrita, a fim de que os alunos possam despertar o interesse por novas leituras, valorizando e relacionando com a sua própria cultura. E uma segunda parte, com propostas de socialização do projeto, através de Palestras, apresentação de textos, discussões em mesa redonda e premiação.
Culminância do Projeto – Mesa Redonda
Segundo os acadêmicos o projeto abordou as questões acerca das dificuldades de leitura e escrita em Língua Portuguesa ao longo do Ensino Médio, considerando-se para tanto, os processos de produção e reescrita, levantando concomitantemente um paralelo entre o estudo dos gêneros textuais e sua aplicabilidade no contexto sociointerativo.
Aluna Brenna, Acadêmico Raone Silva e a Prof.ª Francilene Sena
Durante o projeto foram analisados e desenvolvidos os estudos dos gêneros textuais, considerando principalmente o gênero CRÔNICA, isto, trabalhando com produções de texto, interpretação, análise sintática e, principalmente a reescrita de textos, ponto maior do projeto.
Prof.ª Francilene Sena e alunas com melhor desempenho durante o projeto
Através destes recursos foi possível verificar quais métodos são empregados na aplicação e efetivação da leitura e escrita no Ensino Médio, principalmente na Escola de Ensino Médio Deputado Pinheiro Machado, com a finalidade de que se pudessem buscar estratégias produtivas para a inclusão dos alunos com dificuldades nas aulas, não só de língua portuguesa, mas de forma participativa e satisfatória ao âmbito do desenvolvimento de atividades linguísticas, bem como na construção de cidadãos leitores e produtores.
Acadêmicos: Claudia Pinto e Geovane Veras
O acadêmico Geovane Veras, demonstrou que o projeto foi uma boa experiência para sua formação, “O objetivo maior deste trabalho é desenvolver a participação efetiva dos estudantes diante dos textos lidos em sala. Dessa forma, optou-se por socializar as realidades e desafios da Educação no Ensino Médio, bem como o aprofundamento das necessidades educacionais, no que diz respeito à efetivação da leitura, escrita, análise, identificação e produção do gênero textual em sala de aula”. Pontuou o discente.




Produções Textuais de destaque no Projeto: SEQUÊNCIA DIDÁTICA: REESCREVENDO SABERES





Fonte: Blog do Coveiro



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