Ideia é fazer experiência-piloto entre junho de 2015 e dezembro de 2016
De olho nos americanos que desejam visitar o Brasil, o Ministério do Turismo quer que eles sejam liberados da exigência de visto para vir ao país entre junho de 2015 e dezembro de 2016. Na quinta-feira, o ministro Henrique Alves entregou ao colega Mauro Vieira, do Ministério das Relações Exteriores (MRE), um documento pedindo a isenção de visto. Segundo ele, trata-se de uma “estratégia-piloto”, que poderá ser estendida no futuro a países considerados estratégicos para incrementar o turismo no Brasil.
De acordo com o Ministério do Turismo, Vieira disse não haver nenhuma dificuldade ideológica para atender a solicitação, mas destacou a barreira da reciprocidade. Os Estados Unidos aceitam acabar com a exigência para os turistas brasileiros, mas, conforme mostrou o GLOBO neste mês, impõem algumas condições que dificultam a entrada do Brasil no programa americano de isenção de vistos. Entre elas está a assinatura de um acordo de compartilhamento de informações sobre detecção de terrorismo.
Entre os motivos apontados para pedir a isenção, o Ministério do Turismo destacou os Jogos Olímpicos de 2016, realizados no Rio. Citou também a flexibilização de vistos durante a Copa do Mundo de 2014, quando 1 milhão de estrangeiros visitaram o país, dos quais cerca de 100 mil tinham vistos especiais emitidos para o período. Ainda segundo o ministério, os Estados Unidos são o segundo país que mais manda turistas para o Brasil: foram 592,8 mil em 2013. Além disso, eles são os que mais gastam por aqui — média de US$ 1.427 por pessoa — e os que mais permanecem no país quando viajam a a lazer — 20,6 dias.
“A barreira do visto, em um país que se prepara para receber um dos maiores eventos esportivos do mundo em 2016, representa uma demanda represada, receita reduzida e imagem afetada pela falta de abertura internacional. A decisão certamente pode contribuir para reduzir o déficit da nossa conta Turismo, que em 2014 foi de US$ 18,6 bilhões”, disse Henrique Alves no site do ministério. Isso significa as despesas dos brasileiros no exterior superam os gastos dos estrangeiros que vêm ao país.
Segundo o Ministério do Turismo, parlamentares também participaram da reunião em que foi entregue o pedido ao Itamaraty. O presidente do Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo, Jaime Recena, que também é secretário de Turismo do Distrito Federal, foi outro que tomou parte da reunião.
Fonte: O Globo
Postar um comentário