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sábado, 25 de abril de 2015

Procons do país se unem contra os bloqueios de internet móvel e convocam consumidores a registrarem reclamações

Desde outubro do ano passado, operadoras vêm cortando acesso à internet após fim da franquia
A Associação Brasileira de Procons lançou, anteontem, uma campanha contra o bloqueio da internet móvel após o término da franquia mensal. O objetivo da mobilização é incentivar consumidores de todo o país a registrar reclamações no Procon de seu respectivo estado.

Gisela de Souza, presidente da associação, afirma que as queixas dos usuários de internet servirão de base para as ações administrativas e judiciais ingressadas pelo órgão, em vários estados:

— A gente tem reclamações de consumidores nas redes sociais, mas não há reclamações oficiais. Temos vários estados que já entraram com ações (na Justiça). O Acre e o Maranhão já conseguiram liminares favoráveis ao consumidor, contra o bloqueio.

Na quinta-feira, mesmo dia do lançamento da campanha, o governo e o setor firmaram um acordo. Claro, Oi, TIM, Vivo, Algar Celular e Sercomtel firmaram, numa reunião com os ministérios da Justiça e das Comunicações, um compromisso público que estabelece o prazo máximo de 30 dias, contados a partir de ontem, para apresentar o Código de Conduta para a Comunicação da Oferta de Internet Móvel, que trará condições a serem observadas pelas operadoras para uma comunicação mais clara sobre as ofertas.

Para Maria Inês Dolci, coordenadora institucional da Proteste — Associação de Consumidores, a ideia é boa, mas não resolve a questão.

— A situação tem que ser solucionada para que o consumidor que tem o plano antigo, que contratou a internet (ilimitada) e não está tendo mais, não seja prejudicado.

Dane Avanzi, diretor do Instituto Avanzi, ONG de defesa dos direitos dos usuários de telecomunicações, criticou o fato de o encontro entre os ministérios e as operadoras não ter definido o assunto:
— Infelizmente, continuamos sem solução.

O QUE FICOU ACERTADO NA REUNIÃO ENTRE O GOVERNO E O SETOR
Informação

Até 30 dias após a publicação do Código de Conduta, as operadoras terão que começar uma campanha de informação, em vários meios de comunicação, sobre os serviços de internet móvel.
Mudanças

As operadoras não poderão fazer quaisquer novas alterações em planos de serviços de internet móvel vigentes por, no mínimo, 30 dias após o início de ampla campanha de informação.

Exemplos
As operadoras terão que divulgar exemplos práticos de consumo de dados e de fatores que podem aumentar o consumo ou afetar a velocidade de navegação.

Dicas
As empresas também terão que fornecer dicas para o consumidor melhorar o uso de seu plano de dados.

Ferramentas
Até 60 dias após a publicação do código, as empresas deverão divulgar e aperfeiçoar ferramentas que o consumidor possa usar para acompanhar o uso dos dados.

Procon
Para aderir à campanha da Associação Brasileira dos Procons, o consumidor deve procurar o Procon de seu estado ou registrar a reclamação pelo site www.consumidor.gov.br.


Fonte: extra




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