Um grupo com milhares de romeiros que se deslocavam do Maranhão com destino a cidade de Canindé (CE) está a mais de sete horas parados nos posto fiscal do bairro Tabuleta, zona Sul de Teresina. A Polícia Rodoviária Federal alega que o transporte dos romeiros está sendo feito de forma irregular em caminhões pau de arara.
Uma das romeiras, Josinete Marques, diz que mesmo com o problema, todos tem o intuito de ir a Canindé por conta das promessas feita a São Francisco de Assis. A romaria sai de vários municípios maranhenses com destino a Canindé há 31 anos.
Muitos romeiros não conseguiram nem ultrapassar a divisa entre os dois estados. Vários caminhões foram retidos ainda no posto fiscal da cidade de Timon (MA). Em Teresina foram barrados 19 caminhões com mais de dois mil romeiros, que estão impedidos de seguir viagem.
Uma resolução do Conselho Nacional de Trânsito editada em 1998, só autoriza a circulação de paus de arara entre municípios próximos ou entre cidades sem linhas regular de ônibus. Os romeiros alegam que toda a documentação dos carros está regulamentada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).
"Aqui no Piauí, a licença que veio de Brasília não foi aceita", conta o romeiro Alenilton Marques.
A Polícia Rodoviária Federal informou que os romeiros não foram liberados porque o trasporte estava sendo feito de forma irregular.
redacao@cidadeverde.com
Postar um comentário