Os agentes do presídio de Parnaíba decretaram greve por 48 horas por melhoria salarial a partir de zero hora desta terça-feira (23). Toda a diretoria do Sindicato dos Agentes Penitenciários está neste momento realizado ato em frente a penitenciária Fontes Ibiapina. Foram suspensas visitas, audiência e os presos das delegacias são impedidos de entrarem no presídio.
O diretor do Sindicato, Kleiton Holanda, informou que a principal reivindicação dos agentes penitenciários de Parnaíba e isonomia salarial. Os profissionais recebem salários diferenciados do restante do Estado.
“O salário base do agente – chamado agente de terceira – é de R$ 3 mil no Estado, mas em Parnaíba eles recebem R$ 2 mil. É uma desigualdade salarial”, disse o diretor.
A paralisação afeta o maior presídio da região Norte que tem 400 presos.
Hoje pela manhã, advogados tentaram entrar no presídio para as audiências, mas foram impedidos.
O presidente do Sindicato, Vilobaldo Carvalho, informou que a Secretaria de Justiça se manifestou favorável a atualização salarial dos agentes de Parnaíba, mas a Secretaria de Administração não autorizou o pagamento na folha.
“Já existe até uma decisão da 1ª Vara da Fazenda Pública para a atualização dos salários, mas nada foi feito pelo governo. O Estado permanece aproveitando da mão de obra irregular e isso é inaceitável, afetando até a dignidade humana”, disse Vilobaldo Carvalho.
Ele disse que amanhã é dia de visita e já comunicou a paralisação a todas as instituições competentes.
Cidadeverde.com
Postar um comentário