a

quarta-feira, 6 de agosto de 2014

REBELIÃO: Cinco presos fogem da 'Central de Flagrantes' em Teresina


GRADES FORAM ARREBENTADAS, teve quebradeira nas celas e bandidos voltam às ruas

Rebelião ocorrida por volta das 9h30 desta terça-feira (05/08) resultou na fuga de cinco presos da Central de Flagrantes, que fica localizada no Centro de Teresina, na manhã desta terça-feira (05/08). Pelo menos cinco presos conseguiram fugir e estão de volta às ruas.
Os presos teriam decidido fazer essa rebelião devido a lotação em algumas celas. Isso vinha sendo denunciado pelo próprio Sindicato dos Delegados da Polícia Civil do Piauí já há um bom tempo. Os oficiais diziam que a Central de Flagrantes sempre foi um verdadeiro barril de pólvora.
Como a quantidade de presos estava se tornando algo insuportável existia a possibilidade de uma rebelião como essa e fuga em massa de presos. Policiais da Tropa de Choque, Batalhão da Polícia Militar e RONE foram acionados para garantir a segurança no local. Eles fazem uma espécie de cordão em volta de toda a Central de Flagrantes.
No momento da rebelião, apenas três agentes estavam no local. Eles aproveitaram para fazer o motim e usaram barras de ferro, quebrando grades, arrebentando portas e saindo por onde poderiam sair. Cinco estão de volta as ruas e ainda não foram recapturados. Familiares chegaram à Central de Flagrantes e dizem que entre os motivos da revolta dos presos está a falta de alimentação e falta de banho nos horários pré-estabelecidos.
De acordo com o advogado criminalista, Irineu Nascimento, presidente do Associação Piauiense dos Advogados Criminalistas, afirma que a situação já era aguardada há muito tempo, pois os presidiários viviam em situação sub-humana.
"Lá eles não tem a mínima condição de higiene, defecam e urinam no chão, não tem alimentação regularmente e ainda dormem em locais inadequados", afirma.
De acordo com Irineu Nascimento, a situação drástica pela qual passa o sistema penitenciário do Piauí, se deve em grande parte a ineficiência da Secretaria de Segurança, que não procura resolver os problemas que estão a cada dia aumentando.
"Esse secretário que está aí nem aparece, só vai pra televisão. Essa situação caótica que em que vive a segurança do estado se deve ao péssimo trabalho da secretaria de segurança do estado do Piauí.
Pouco depois, o delegado geral, James Guerra, afirmou que na Central haviam apenas 33 presos, contrariando o que havia informado a polícia inicialmente. Segundo James, pelo menos 20 desses presos serão recambiados para outros presídios.
A mãe de um dos presos, identificada como Maria dos Remédios, afirma que está bastante preocupada com a situação. Segundo ela, é um momento de tensão, e os pais não são culpados pelas atitudes dos filhos.
"Nossos filhos erram, mas não merecem viver uma situação dessa. Quando eu vim deixar café pra ele, umas 6h50, porque após as 7h eles não deixam entrar mais, de jeito nenhum, eles já haviam começado essa rebelião, chamaram o Rone para conter, mas não teve jeito, quebraram tudo", diz.
  

Fonte: 180 GRAUS



Postar um comentário

 
Copyright © 2013 a voz do piauí - by: wellington almeida
|