a

quarta-feira, 28 de maio de 2014

Cocal: CASO ALGODÕES: TJ decide condenar Governo do Estado


MORADORES 'CULPAM' WELLINGTON DIAS: 'Era governador e fugiu da responsabilidade'. No julgamento, a decisão foi a de que o Estado foi condenado a pagar R$ 150 mil a cada uma das famílias.

CINCO ANOS DO CASO
Nesta terça-feira, 27 de maio de 2014, data em que se completam cinco anos após a tragédia que ficou conhecida como Caso Algodões, o Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI) aprecia o pedido de indenização no valor de R$ 250 milhões por danos morais e materiais que sofreram as várias famílias da cidade de Cocal, a cerca de 250km da capital Teresina.

Cerca de 800 famílias esperam ser beneficiadas após os incidentes registrados em 27 de maio de 2009 com o rompimento da Barragem Algodões, que gerou uma onda de água que devastou a cidade. Nove pessoas morreram, duas mil ficaram desabrigadas e oitenta saíram feridas. Os prejuízos para trabalhadores rurais são incalculáveis até hoje. O julgamento ocorre na 2ª Câmara Especializada Cível. O relator do processo é o desembargador Brandão de Carvalho.

Atualmente, as famílias recebem uma pensão determinada em 2013 pela Justiça que consideram muito abaixo do trauma que sofreram. No processo judicial, a 'culpa' vai para o Governo do Estado, através da Empresa de Gestão de Recursos (Emgerpi). Na época o governador era o hoje senador Wellington Dias (PT) e a presidente do órgão Lucile Moura. Famílias estão com cartazes no pleno do TJ-PI com cartazes de protesto esperando por um desfecho positivo.

Para Corsino Medeiros, presidente da Associação dos Moradores Vítimas da Barragem, Wellington Dias deveria estar a frente do caso. "O Governo pensava que o povo ia se contentar só com umas cozinhas. O senador Wellington Dias fugiu da responsabilidade. O desastre aconteceu no Governo dele, mas ele não quer mais saber. Fugiu do assunto", afirmou Corsino.


















Fonte: 180 Graus


 



Postar um comentário

 
Copyright © 2013 a voz do piauí - by: wellington almeida
|