sábado, 21 de dezembro de 2013
Piauiense integra missão de Paz da ONU no Líbano
O oeirense Zenilton Barbosa da Silva é um dos integrantes da missão de Paz da Organização das Nações Unidas (ONU) enviada a Beirute, capital do Líbano.
O sargento da Marinha embarcou no dia 10 de dezembro a bordo da Fragata "Liberal", com uma aeronave, para integrar a Força Tarefa-Marítima (FTM) da Força Interina das Nações Unidas no Líbano (UNIFIL), entidade criada pelo Conselho de Segurança da ONU para impedir a entrada no território libanês de armamento ilegal e drogas, oriundos do país israelense, como também controlar todas as embarcações na área de operações marítimas, delimitada num espaço de mais de 100 milhas náuticas, o que corresponde a 200 quilômetros de área a ser fiscalizada.
Uma parte desse contingente de militares atua na fronteira terrestre do Líbano com Israel e tem o objetivo de evitar confrontos armados entre israelenses e a milícia xiita Hezbollah. Seis forças militares integram essa força tarefa marítima, criada a partir de uma resolução: Brasil, Alemanha, Bangladesh, Indonésia, Turquia e Grécia.
O navio, que partiu da Base Naval do Rio de Janeiro com 251 militares, substituirá a Fragata “União” e será o navio capitânia da Operação. O término da missão e o retorno da Fragata “Liberal” está marcado para agosto de 2014.
Em 2009, o sargento Zenilton Barbosa participou do resgate das vítimas do voo 447 da Air France que caiu no Atlântico, quando levava 228 pessoas do Rio de Janeiro a Paris. Zenilton também já comandou um grupo brasileiro em um treinamento de guerra nos Estados Unidos, onde participaram 11 países e que tinha como objetivo dar experiências e preparar os marinheiros.
Na Marinha do Brasil há mais de 20 anos, Zenilton Barbosa reside atualmente em Cabo Frio-RJ.
45graus.com
Proparnaiba.com
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Postar um comentário