A partir desta terça-feira (8), empresas de telefonia, TV por assinatura
e internet passam a seguir novas regras, que incluem a obrigação de
permitir que o usuário cancele seu serviço sem ter de passar pelo
atendimento de um funcionário da companhia.
O novo regulamento da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), que
também traz mudanças sobre o vencimento dos créditos de celulares
pré-pagos, já passou por um período de 120 dias de adaptação das teles.
Com o cancelamento automático, o cliente pode solicitar o fim da
contratação por meio da página da empresa na internet ou pela central de
atendimento da empresa, em umas das opções do menu.
De todas as regras tratadas pelo novo regulamento, essa é a de maior
impacto para as empresas, que mantêm uma área específica para retenção
de clientes em suas centrais.
Em nota, o Sinditelebrasil, que representa as maiores empresas de
telefonia do país, afirmou que o setor está promovendo, desde março,
"profundas alterações em seus sistemas operacionais" para colocar as
regras em prática, o que demandou treinar as áreas de operação, gestão e
atendimento ao cliente.
O presidente da Anatel, João Rezende, afirmou ao jornal Folha de S.
Paulo que a agência trabalhou com as empresas nesse período para
auxiliar a implementação das mudanças, e que as companhias que deixarem
de cumprir as novas normas sofrerão as "medidas cabíveis".
"É difícil saber se o número de queixas vai aumentar ou diminuir",
disse. "Recebemos 22 mil ligações por dia. Esperamos que elas [empresas]
cumpram as medidas."
Fonte: Folha de S. Paulo
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